Galo da Madrugada espera mais de 2,5 mi de foliões neste Carnaval

Galo da Madrugada 2026Elaine Guimarães/iG

Em 2026, o Galo da Madrugada, principal símbolo do Carnaval pernambucano, ocupa as ruas do Centro do Recife neste sábado (14). Com o tema “Frevo Planeta Galo”, nesta edição, a agremiação mistura o frevo com responsabilidade ambiental e espera mais de 2,5 milhões de foliões durante o desfile.

“Queremos, neste sábado, nessa linda e gigantesca festa de rua, passar essa mensagem e dividir essa responsabilidade com os nossos mais de dois milhões e meio de foliões. Todos estão convidados para essa grande celebração, embalada com muito frevo no Planeta Galo”, ressalta o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

Rômulo Meneses, presidente do Galo da MarugadaElaine Guimarães/iG

O desfile

De acordo com organização da agremiação, o desfile começa pontualmente às 9h, no Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, ponto de concentração.

O trajeto total do Galo da Madrugada é de 6,5 km, passando Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenidas Dantas Barreto e Guararapes e Rua do Sol. Ao todo, o desfile deve ter duração de mais de nove horas, segundo a organização. 

Atrações

Entre os artistas presentes no desfile deste ano estão nomes como Elba Ramalho, Priscila Senna, maestro Spok e Forró, Nena Queiroga, Michelle Melo, Almir Rouche, entre outros.

“Temos entre nosso maiores compromissos a valorização dos nosso ritmos, como o frevo, o maracatu, o caboclinho e, mais recentemente, o brega, além dos nosso artistas locais”, salienta Rômulo.

Nesta edição, a agremiação presta uma homenagem ao músico e um dos fundadores do Quinteto Violado, Marcelo Melo. O artista virá no carro abre-alas durante o desfile.

Nesta ano, o carro abre-alas vem com com um galo novo. A escultura, medindo seis metros de altura, a maior da história da agremiação, vem de asas abertas e trazendo as cores da bandeira de Pernambuco. A confecção usou majoritariamente matéria-prima reciclada. 

“Fizemo o uso de materiais como garrafas PET, CDs, papelão, e jornal, bem com de tudo o que possa ser facilmente reutilizado”, explica o artista plástico André Menezes, que assina o carro. À reportagem, ele conta que foram meses de preparação e os retoques finais foram feitos na última segunda-feira (9).

Maquete do carro abre-alas com o artista André MenezesElaine Guimarães/iG

Segurança

Conforme a organização, para o Galo da Madrugada foram mobilizados 2,5 mil seguranças privados, 100 profissionais da saúde, distribuídos em cinco postos de atendimento e 10 ambulâncias.

Além disso, o desfile conta com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal do Recife e Samu.

Veja também

Rolar para cima