O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (17) em entrevista exclusiva à CNN que o Brasil está se preparando para responder às tarifas anunciadas por Donald Trump no momento certo. A declaração veio em entrevista à âncora da CNN Internacional Christiane Amanpour.
“Posso garantir que o Brasil, no momento certo, dará a resposta certa à carta do presidente Trump”, afirmou Lula.
O presidente disse ainda que o Brasil planeja usar “todas as palavras que existem no dicionário” para negociar com os Estados Unidos. Para Lula, o presidente americano rompeu com o protocolo e a liturgia esperada entre duas nações ao anunciar as medidas unilaterais.
Durante a entrevista, Lula ainda manifestou surpresa com o anúncio de taxação e disse que chegou a pensar que a carta publicada por Trump na rede social Truth Social fosse falsa: “Quando li a carta, pensei que fosse uma notícia falsa, quando a vi na mídia”.
Outro momento de destaque da conversa entre Lula e Amanpour foi quando o presidente brasileiro afirmou que Donald Trump não foi eleito para ser o “imperador do mundo”. Ao criticar as ações do líder americano, Lula disse que uma alternativa melhor seria estabelecer uma negociação, para depois chegar a um possível acordo.
O petista destacou ainda que o Brasil e os Estados Unidos tiveram boas reuniões no passado e cultivaram boas relações há 200 anos.
A entrevista exclusiva de Lula à Christiane Amanpour é exibida neste momento pela CNN Internacional.
Fonte: CNN Brasil