Autoridades de diversos países lamentaram a morte de Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia que sofreu um atentado em junho.
Ele estava internado após ter sido baleado em um comício na cidade de Bogotá. Até o momento, seis pessoas foram presas por suposto envolvimento no atentado contra o parlamentar.
A informação da morte de Uribe foi confirmada pela esposa através das redes sociais.
O Itamaraty prestou condolências à família do senador colombiano e destacou que o governo recebeu a notícia com profundo pesar.
“Ao reiterar repúdio veemente a qualquer forma de violência política, o governo brasileiro transmite sinceras condolências à família do senador e manifesta solidariedade ao governo e ao povo da Colômbia”, diz a nota.
Marco Rubio, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, pontuou que a morte de Uribe foi trágica e ressaltou que o país se solidariza com a família e o povo colombiano “tanto no luto quanto na exigência de justiça para os responsáveis”.
Deeply saddened to learn of Colombian Senator @MiguelUribeT‘s tragic death. The United States stands in solidarity with his family, the Colombian people, both in mourning and demanding justice for those responsible.
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) August 11, 2025
Através de comunicado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, também lamentou a morte de Uribe e enviou condolências à família.
“O secretário-geral reitera seu apelo para que o ataque ao senador em 7 de junho seja totalmente investigado e os responsáveis sejam levados à Justiça”, ressalta o texto.
Guterres também pediu que as autoridades do país latino-americano tomes todas as medidas necessárias para garantir eleições pacíficas.
Santiago Peña, presidente do Paraguai, ressaltou que o caso dói profundamente e convoca união ainda mais forte em todo o continente para combater o crime.
“Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e a todo o povo colombiano por esta perda que nos dói a todos”, comentou.
El fallecimiento de Miguel Uribe Turbay nos duele profundamente y nos convoca a unirnos con más fuerza, en todo el continente para combatir el crimen.
Expresamos nuestras condolencias a sus familiares, amigos y a todo el pueblo colombiano por está pérdida que nos duele a todos.— Santiago Peña (@SantiPenap) August 11, 2025
O Ministério das Relações Exteriores do Peru também lamentou o falecimento do pré-candidato e condenou qualquer ato de violência política ou intimidação que viole o direito de exercer livremente a participação na democracia e o respeito ao Estado de Direito na região.
El Gobierno del Perú lamenta profundamente el fallecimiento del senador de la República de Colombia, Miguel Uribe Turbay, a consecuencia del atentado que sufrió el pasado 7 de junio, y hace llegar sus condolencias a sus familiares, amigos y correligionarios.
El Perú reitera su…
— Cancillería Perú🇵🇪 (@CancilleriaPeru) August 11, 2025
O Chile também se pronunciou após a morte de Miguel Uribe. Através das redes sociais, a chancelaria do país expressou condolências à família e a povo colombiano.
El Gobierno de Chile lamenta el fallecimiento del senador de Colombia, Miguel Uribe Turbay, a raíz del atentado sufrido el pasado 7 de junio.
Chile extiende sus condolencias a su familia y al pueblo colombiano, y reafirma su condena a cualquier acto de violencia política.— Cancillería Chile 🇨🇱 (@Minrel_Chile) August 11, 2025
E o governo do Equador também expressou profundo pesar após a confirmação do falecimento do senador da Colômbia.
El Gobierno de la República del Ecuador ante el sensible fallecimiento del señor Miguel Uribe Turbay expresa su más profundo pesar y extiende sus sentidas condolencias a sus familiares, amigos y a todo el pueblo de la República de Colombia. pic.twitter.com/Wh8VNiKjuj
— Cancillería del Ecuador 🇪🇨 (@CancilleriaEc) August 11, 2025
Fonte: CNN Brasil