CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra “Ray Harryhausen – o mestre do cinema stop-motion”

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 7 a 19 de outubro, a mostra “Ray Harryhausen – o mestre do cinema stop-motion.Com programação gratuita, o evento celebra os 105 anos de nascimento do cineasta e reúne clássicos que marcaram gerações, reafirmando sua influência sobre animadores, cineastas e amantes da sétima arte.

Com curadoria de Alexandre Juruena e Breno Lira Gomes, a exibição apresenta 24 títulos, entre longas que contaram com a colaboração de Harryhausen nos efeitos visuais, curtas infantis dirigidos pelo cineasta, um documentário sobre sua trajetória e ainda filmes que inspiraram sua carreira.

Entre os filmes em exibição, estão clássicos como Jasão e os Argonautas (1963), Fúria de Titãs (1981), A Invasão dos Discos Voadores (1956), A Vinte Milhões de Léguas da Terra (1957) e O Monstro do Mar Revolto (1955). Inclui ainda o curta brasileiro O Discurso de Txai Suruí(2022), vencedor do The Ray Harryhausen Awards 2023, dirigido por estudantes da Oficina de Animação e do Projeto Multimídia da Escola Parque do Rio de Janeiro.

Para a dupla de curadores, “assistir aos filmes que Ray Harryhausen contribuiu com seu brilhantismo e imaginação à frente de efeitos visuais é algo imperdível para qualquer amante do cinema. É a sétima arte em estado bruto, de um fazer cinema que praticamente não existe mais, já que o CGI domina tudo atualmente. Que essa retrospectiva possa inspirar jovens realizadores a fazer um cinema mais ‘raiz’, em brincar com a linguagem cinematográfica onde o antigo e o contemporâneo possam dialogar”, explicam.

Além das sessões, serão realizadas atividades paralelas para diferentes idades, aproximando o público do processo criativo e do impacto da técnica stop-motion no cinema mundial. Entre elas estão debates com especialistas, sessão comentada do filme Simbad e o Olho do Tigre, com o crítico Rodrigo Fonseca, oficina de criação de criaturas inspiradas em Harryhausen e a masterclass de Eduardo Reginato sobre efeitos visuais, literatura e a técnica Dynamation. Confira a programação completa por meio do site da CAIXA Cultural.

Projetos da Seleção CAIXA Cultural:

O projeto Ray Harryhausen – o mestre do cinema stop-motion foi selecionado na Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025, uma iniciativa longeva e transparente da CAIXA que, por meio da programação de seus espaços culturais, promove a circulação da produção cultural pelo Brasil. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento, em comemoração aos 45 anos desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília. A iniciativa teve tanto sucesso que se espalhou pelo país, chegando também em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

SERVIÇO:

[Cinema] Mostra “Ray Harryhausen – o mestre do cinema stop-motion

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Classificação etária: consulte a programação

Período: 7 a 19 de outubro de 2025

Entrada gratuita

Ingressos: 30 minutos antes de cada sessão

Oficina e Masterclass: distribuição de senhas 30 minutos antes de cada evento

Acessibilidade: Espaços para pessoas em cadeira de rodas ou acompanhadas por cão-guia

Informações: (21) 3083-2595 | site da CAIXA Cultural | @caixaculturalrj

Veja também

Rolar para cima