A Prefeitura do Rio de Janeiro batizou, nesta terça-feira (22), o trajeto por onde passam os megablocos de rua no Carnaval de Circuito Preta Gil. A mudança é uma homenagem à cantora baiana, que morreu no domingo (20) enquanto tratava um câncer.
O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) foi publicado na edição desta terça do Diário Oficial da cidade e justifica, dentre outras coisas, “a participação decisiva de Preta Gil na retomada do Carnaval de Rua no Centro do Rio de Janeiro, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural” para a homenagem.
O texto ainda coloca o Bloco da Preta como “uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro do Rio de Janeiro”.
Segundo o decreto, os blocos serão previamente selecionados pela Riotur e pela Secretaria de Cultura e o Circuito Preta Gil terá a seguinte extensão:
- Concentração: rua Primeiro de Março, entre a rua do Rosário e a rua do Ouvidor;
- Percurso: rua Primeira de Março e avenida Presidente Antônio Carlos;
- Finalização: avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da rua Araújo Porto Alegre.
Preta Gil morreu na noite de domingo (20) em Nova York, nos Estados Unidos, onde estava desde maio para realizar um tratamento de câncer. Ela foi diagnosticada com a doença no intestino em 2023.
Fonte: CNN Brasil