Os legisladores ofereceram reações mistas depois que o presidente Donald Trump anunciou na noite deste sábado (21) que os Estados Unidos concluíram um ataque bem-sucedido contra três instalações nucleares no Irã.
O deputado republicano Thomas Massie, do Kentucky, recorreu ao X para dizer: “Isso não é constitucional”.
A deputada democrata Sara Jacobs, da Califórnia, teve um sentimento semelhante, dizendo no X: “Os ataques de Trump contra o Irã não são apenas inconstitucionais, mas uma escalada que corre o risco de levar os EUA a outra guerra mortal e sem fim”.
Enquanto isso, vários republicanos comemoraram o ataque. O deputado Andy Harris, de Maryland, chamou a ação militar de “paz pela força”.
“Um Irã com armas nucleares coloca em perigo a América, Israel e todo o mundo livre”, disse Harris em uma publicação no X. “Os EUA tomaram medidas decisivas para destruir a capacidade nuclear do Irã, protegendo vidas americanas, nossos aliados e a estabilidade global.”
O deputado Don Bacon, de Nebraska, também alertou sobre as ameaças do Irã possuir uma arma nuclear.
“O presidente Trump está protegendo a América”, disse Bacon em uma publicação nas redes sociais.
O senador Lindsey Graham, da Carolina do Sul, disse que atacar as instalações nucleares “foi a decisão certa”.
“Parabéns, presidente @realDonaldTrump”, continuou Graham em uma publicação no X. “Aos meus concidadãos: temos a melhor Força Aérea do mundo. Isso me deixa muito orgulhoso.”
O senador John Cornyn, do Texas, também elogiou a liderança de Trump.
“O presidente Trump tomou a decisão corajosa e correta de eliminar a ameaça nuclear iraniana. Deus abençoe os EUA”, escreveu Cornyn no X. “Obrigado aos nossos extraordinários militares e ao nosso indomável @POTUS. É assim que se parece a liderança no cenário mundial.”
O senador democrata John Fetterman, da Pensilvânia, que às vezes entrou em conflito com seu partido por causa da guerra de Israel contra o Hamas, também elogiou o ataque como “a atitude correta”.
“Como venho afirmando há muito tempo, esta foi a decisão correta do @POTUS. O Irã é o principal patrocinador mundial do terrorismo e não pode ter capacidade nuclear. Sou grato e saúdo as melhores forças armadas do mundo”, disse Fetterman em uma publicação no X.
Fonte: CNN Brasil