CAIXA Cultural do Rio de Janeiro apresenta exposição Cidadela, da artista Maria Ezou.
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro, apresenta de 17 de maio a 03 de agosto de 2025, a exposição Cidadela, da artista visual Maria Ezou. A mostra, que convida o público para uma experiência imersiva no universo das infâncias, suas sensações e subjetividades, tem entrada franca de terça a sábado, das 10h às 20h e domingo, das 11h às 18h.
Cidadela é uma exposição interativa, que materializa uma cidade imaginária e biocêntrica, onde os seres humanos, seus corpos, as casas e o restante da natureza são partes de um mesmo sistema: harmônico e fantástico. Ao chegar na exposição, o público se depara com o mundo sonhado da Cidadela, formada por 15 “casas-corpos” – esculturas feitas a partir do molde do tronco da própria artista, com diminutas janelas e portas em seu ventre, que dão acesso a mini-mundos imaginários.
ara proporcionar uma experiência plena às crianças, a expografia respeita as dimensões dos pequenos, e os minimundos são localizados na altura do olhar da criança. Para os adultos, o convite é para que experimentem a Cidadela a partir do ponto de vista dos pequenos.
As obras misturam artes têxteis com o teatro de animação, a arte eletrônica, o audiovisual, a literatura, as musicalidades e os autômatos artesanais. A artista ainda emprega técnicas auxiliares como marcenaria, serralheria artesanal e colagem e, por fim, as conecta a saberes como mecânica do movimento, arquitetura vernacular, biologia e agroecologia. Assim, Maria tece o enredo que resulta na narrativa maior, o mundo sonhado da Cidadela.
A exposição, que está na CAIXA Cultural São Paulo até 04 de maio, depois da temporada no Rio de Janeiro segue para Curitiba, e integra o projeto homônimo, Cidadela, que, em diferentes formatos, já passou, desde 2019, por Minas Gerais, Brasília, São Paulo e Fortaleza, somando mais de 34.000 espectadores.
Maria Ezou:
Artista, performer e educadora, com licenciatura em Educação Artística e formação em Cenografia, Maria Ezou é porta-voz do movimento das artes visuais para as crianças e trabalha o universo onírico e fantástico contando histórias imersivas e sensoriais. Em uma infância de liberdade, experimentação e integralidade com a natureza, Maria Ezou foi uma criança curiosa e apaixonada pelo funcionamento das coisas, dos corpos, dos fluxos e dos lugares. De modo não óbvio, reverencia aspectos culturais comuns aos povos originários do Brasil e da América Latina e revisita saberes desses povos para propor um diálogo das esperanças.
Entre seus trabalhos de destaque estão o Projeto Cidadela no Sesc Pompeia (2022) e na CAIXA Cultural Fortaleza (2023/24); Quadro bordado “Janelas do Céu”, vencedor do Contrastes MAB FAAP (2003); “O Príncipe Feliz“ premiado pelo 13º Festival Cultura Inglesa (2009); “Mário e os Marias“, premiado pelo APCA de Melhor Espetáculo de Rua para Crianças (2012) e “Coágulo”, performance videoarte premiada no programa Rumos Itaú Cultural (2021).
SERVIÇO:
[ARTES VISUAIS] Exposição Cidadela
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38, Centro
Abertura: 17 de maio, às 15h. No dia haverá visita mediada e oficina de plantio de sementes
Temporada: de 17 de maio março de 2025 a 03 de agosto de 2025
Dia 31 de julho, às 18h – Ciclo de Debates Diálogos Transversais sobre Arte e Infância:
Visitação: de terça a sábado das 10h às 20h. Domingos das 11h às 18h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acessibilidade: recurso de audiodescrição e acesso para pessoa com deficiência
Informações: (21) 3509-9621 | site da CAIXA Cultural | @caixaculturalrj
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Fonte: Caixa Cultural