Malcolm-Jamal Warner morre aos 54 anos após afogamento

O ator Malcolm-Jamal Warner morreu aos 54 anos neste domingo (20), vítima de um afogamento em Playa Cocles, na Costa Rica. Famoso por interpretar Theo Huxtable na série The Cosby Show, ele foi resgatado por pessoas que estavam na praia, mas já estava sem sinais vitais, segundo informações do Departamento de Investigação Judicial local.

A informação foi confirmada pela agência Associated Press, que teve acesso ao relatório inicial da polícia. Warner nadava na costa caribenha do país quando foi puxado por uma correnteza. A Cruz Vermelha tentou reanimá-lo, mas não houve resposta. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da região de Limón.

Warner ficou conhecido por viver o filho do personagem de Bill Cosby em uma das séries mais populares dos Estados Unidos nos anos 1980. Foram oito temporadas e 197 episódios no ar, entre 1984 e 1992. Em 1986, o ator foi indicado ao Emmy na categoria de melhor ator coadjuvante em série de comédia.

Além da carreira na televisão, Warner foi músico, poeta e também dirigiu episódios de séries como Kenan & Kel, All That e Malcolm & Eddie. Ao longo da vida, evitou ser associado ao rótulo de “ator mirim esquecido“. “Cresci com uma obsessão maníaca de não querer ser um daqueles ‘onde estão agora?’”, afirmou à AP em 2015.

Magic Johnson foi um dos primeiros a homenageá-lo nas redes sociais. “Cada vez que encontrava Malcolm, tínhamos conversas profundas e divertidas sobre basquete, vida e negócios. Ele fará muita falta”, escreveu o ex-jogador no X (antigo Twitter).

O colega Eddie Griffin, que dividiu com ele o protagonismo de Malcolm & Eddie entre 1996 e 2000, também prestou tributo: “Meu coração está pesado. Descanse em paz, irmão. Você venceu na vida e agora venceu para sempre na bem-aventurança eterna”.

Tracee Ellis Ross, com quem contracenou na série Read Between the Lines, lembrou do carinho pelo colega: “Primeiro conheci você como Theo, depois você foi meu primeiro marido na TV. Meu coração está muito, muito triste. Que ator e amigo você foi: gentil, engraçado, profundo, presente e elegante”.

Warner também participou de produções recentes, como The Resident, American Crime Story, Grown-ish e 9-1-1, onde teve um arco de quatro episódios em 2024. Na música, venceu o Grammy de melhor performance de R&B tradicional e foi indicado a melhor álbum de poesia falada com Hiding in Plain View.

Em 2015, comentou a polêmica envolvendo Bill Cosby, condenado por agressão sexual e depois inocentado em nova decisão judicial. “O que mais me entristece é que, durante muito tempo, The Cosby Show foi a principal referência positiva de pessoas negras na TV. Agora, talvez os Huxtables virem só um conto de fadas”, declarou.

Nascido em Jersey City, Nova Jersey, Malcolm-Jamal Warner começou a atuar aos 9 anos, com incentivo da mãe e empresária Pamela Warner. Foi batizado em homenagem a Malcolm X e ao pianista Ahmad Jamal. Deixa uma filha e uma companheira.

Veja também

Rolar para cima