A confirmação da morte de Ubirajara Félix do Nascimento, 88, no último sábado (14), movimentou o mundo do samba. Popularmente conhecido como Bira Presidente, ele se consagrou como Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal.
De acordo com o comunicado oficial compartilhado em seu perfil, o artista estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de janeiro, por complicações relacionados a um câncer de próstata e ao diagnóstico de Alzheimer.
Quem foi Bira Presidente?
Nascido em 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro, Bira Presidente era filho de Domingo Félix do Nascimento e Conceição de Souza Nascimento.
O sambista cresceu no bairro de Ramos, na zona norte carioca e, desde cedo, esteve envolvido por este universo, frequentando rodas de samba comandadas por nomes como Donga e Pixinguinha. Ainda na infância, com sete anos, foi batizado na Estação Primeira de Mangueira, considerada sua agremiação do coração.
Em 1961, Bira fundou, ao lado de amigos e familiares, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, um bloco carnavalesco que, futuramente, se tornaria um dos mais potentes símbolos culturais do samba no país.
Resumidamente, o Cacique nasceu da união de pequenos blocos de bairro e, na sequência, passou a contar com rodas de samba em sua sede. Hoje, o bloco é um dos mais importantes do Rio de Janeiro.
Já no final de 1970, com as rodas da Cacique surgiu o grupo Fundo de Quintal, sendo Bira um dos fundadores. Entre os principais sucessos musicais estão “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade” e “Do Fundo do Nosso Quintal”.
Fonte: CNN Brasil