O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amenizou o anúncio do presidente da França, Emmanuel Macron, de que o país planeja reconhecer o Estado Palestino na 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que irá acontecer em setembro.
“Ele é legal. Ele sabe trabalhar em equipe, basicamente. Aqui está a boa notícia: o que ele diz não importa. Isso não vai mudar nada”, comentou o presidente americano.
O anúncio feito por Macron no X foi uma surpresa para muitos. Esse comunicado fez com que a França se torne o primeiro país ocidental do Conselho de Segurança da ONU a tomar essa decisão.
وفاءً منها لالتزامها التاريخيّ من أجل سلام عادل ودائم في الشرق الأدنى، قررت أن فرنسا ستعترف بدولة فلسطين.
سأعلن ذلك رسمياً أمام الجمعية العامة للأمم المتحدة في أيلول/سبتمبر المقبل.
من الملحّ الآن أن تتوقف الحرب في غزة وأن يتم إسعاف المدنيين.
السلام ممكن.…
A decisão provocou indignação de Israel, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que ela “apenas serve à propaganda do Hamas e prejudica a paz”.
“É um tapa na cara das vítimas do dia 7 de outubro (de 2023)”, afirmou Rubio, se referindo ao primeiro ataque do Hamas contra Israel, que resultou na morte de 1.200 pessoas e marcou o primeiro dia do conflito.
Trump pareceu menos preocupado com a decisão da França, classificando-a como inútil.
“Ele fez uma declaração. Essa declaração não tem peso algum. Ele é um cara muito bom. Eu gosto dele. Mas essa declaração não tem peso”, destacou.
Fonte: CNN Brasil